Conheça a história e os personagens principais de Nos Tempos do Imperador

A novela, primeira totalmente inédita desde o início da pandemia do coronavírus, será lançada em 9 de agosto, na faixa das seis

Publicado em 3/8/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Mais de 30 anos se passaram após a Proclamação da Independência. O país em construção, começa a dar lugar a um Brasil em busca de identidade e progresso em ‘Nos Tempos do Imperador’, nova novela das seis, escrita e criada por Alessandro Marson e Thereza Falcão, e com direção artística de Vinícius Coimbra, que estreia em 09 de agosto. 

O ano é 1856, e Dom Pedro II (Selton Mello), o líder que persegue esses ideais. Garantir a integração da nação e ampliar os horizontes do povo, investindo na educação, seriam as chaves para o futuro, na sua visão. 

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Dom Pedro II (Selton Mello) precisou assumir cedo a responsabilidade com a política. Com apenas cinco anos, dois dias após a volta de seu pai, Dom Pedro I, para Portugal, com o intuito de disputar a coroa portuguesa, tornou-se Imperador do Brasil, sob regência. A mãe, Leopoldina, morreu quando Pedro tinha um ano, e sua educação foi conduzida por preceptores. Teve sólida formação, muito focada em alta cultura, ciência e tecnologia.

A administração do Brasil ficou a cargo de regentes, até que, aos 14 anos, com a Lei da Maioridade, foi declarado apto a assumir a coroa. Muito jovem e sem os pais presentes, precisou amadurecer rápido e aprendeu que, antes de pensar em si mesmo, deveria colocar o país à frente de seus sonhos. 

Na Corte, Dom Pedro II, ficou conhecido como o Imperador viajante, pois buscou percorrer o extenso território brasileiro, de forma a manter a unificação do Brasil. Assim como o pai, Dom Pedro II casou-se por procuração. A união com Teresa Cristina (Leticia Sabatella) foi fruto de um acordo político com a Casa Dinástica Europeia de Bourbon, visando garantir a sucessão ao trono.

No entanto, aprendeu com ela os valores do casamento, da amizade e da família. Juntos, são pais de Leopoldina (Melissa Nóbrega/ Bruna Griphao) e Isabel (Any Maia/ Giulia Gayoso), lutam por um país mais justo, igualitário, com oportunidades na educação e nas artes para toda a população, mas enfrentam um caminho cheio de obstáculos. 

Isabel ( Giulia Gayoso), Teresa Cristina (Letícia Sabatella ) e Leopoldina (Bruna Griphao) de Nos Tempos do Imperador (João Miguel Junior/TV Globo)

Em uma de suas viagens com a Imperatriz pelo Brasil, recebe a visita de Solano López (Roberto Birindelli), comandante das tropas do Paraguai, que invade o Brasil sem anunciar, e pede a mão da princesa Isabel em casamento. O objetivo é selar um acordo entre Paraguai e Brasil contra a Argentina e o Uruguai. O encontro assusta o Imperador, que logo decide voltar ao Rio de Janeiro para pedir o apoio do Congresso na formação de um exército, já que sentiu a ameaça nas palavras de Solano ao negar seu pedido, e teme um possível ataque ao Brasil. 

Além disso, precisa preparar as filhas para assumirem suas responsabilidades como membros da família real. Para ajudar na formação delas, convida Luísa (Mariana Ximenes), a Condessa de Barral, para ser a preceptora das meninas. Ele precisava de uma pessoa capaz de passar todas as noções de etiqueta, educação, assim como um conhecimento vasto do mundo às crianças. 

Conheça os personagens da nova trama das seis da Globo

Dom Pedro II (Selton Mello):

Dom Pedro II (Selton Mello) de Nos Tempos do Imperador (Divulgação/Globo)

Casado com Teresa Cristina, Dom Pedro II foi preparado desde muito jovem para suceder o pai e se tornar Imperador do Brasil. Homem extremamente culto, diz que se não fosse Imperador, gostaria de ser professor. Quando conhece a Condessa de Barral se apaixona por ela. Idealista, favorável a abolição, tem um projeto para o Brasil que passa pelo investimento na educação de qualidade, incentivo a cultura, crença na ciência e proteção do meio-ambiente. 

É considerado o melhor governante que o Brasil já teve e é, até os dias de hoje, a figura histórica mais admirada do País. Durante seu reinado o Brasil é invadido pelo Paraguai e enfrenta uma guerra que dura seis anos com sérias consequências.

Luísa (Mariana Ximenes): 

Mariana Ximenes como a Condessa de Barral em Nos Tempos do Imperador (Reprodução: Instagram)

Luísa chega à corte vinda da Bahia para ser a preceptora das filhas de Dom Pedro II. Viveu na França onde se casou com o Conde de Barral e foi dama-de-companhia da princesa Francisca, irmã do Imperador brasileiro. Abolicionista, defensora da monarquia, Luísa é uma cidadã do mundo, uma mulher que domina todos os códigos de conduta da época. Se apaixona por Dom Pedro II, a quem define como sendo sua alma gêmea e não mede esforços para educar Isabel e Leopoldina, as princesas do Brasil, o que considera uma missão de extrema relevância.

Teresa Cristina (Leticia Sabatella): 

Dom Pedro II ( Selton Mello ) e Teresa Cristina ( Leticia Sabatella )

Casou-se com Dom Pedro II em Nápoles, antes de conhecê-lo pessoalmente e viajou para o Brasil, país que desconhecia, já Imperatriz. Tiveram quatro filhos, dois meninos, que morreram ainda crianças e duas meninas, as princesas Isabel e Leopoldina. Teresa se apaixonou pelo Imperador e pelo Brasil. Ficou conhecida como “a mãe dos brasileiros”. Extremamente dedicada à família, se empenha em manter a monarquia inabalada, mesmo que para isso deixe de lado sua própria felicidade. Apaixonada por música, grande incentivadora de artistas, Teresa foi responsável pela aquisição de peças históricas e arqueológicas de valor inestimável vindas de várias partes do mundo.

Tonico Rocha (Alexandre Nero):

Alexandre Nero como Tonico Rocha em Nos Tempos do Imperador (Divulgação/TV Globo)

Filho de Ambrósio Rocha, passou anos morando no Recife, onde se formou advogado. Volta para a Bahia e encontra seu pai morto. É abandonado no altar por Pilar. Se elege deputado, vai morar na corte. Tonico quer se vingar de Pilar e encontrar o responsável pela morte do seu pai. Acaba se casando com Dolores, irmã mais nova de Pilar. Opositor de Dom Pedro II, além de deputado é dono de um jornal oposicionista. Político de péssima índole, se envolve em negociatas e falcatruas e acaba se aliando a Solano Lopez, ditador paraguaio, inimigo de Dom Pedro.

Licurgo (Guilherme Piva):

Licurgo ( Guilherme Piva) de Nos Tempos do Imperador (Divulgação/Globo)

Agora já um ancião, caduco, septuagenário. Foi dono da Estalagem dos Porcos, um dos estabelecimentos comerciais mais mal afamados da Corte. Marido de Germana, é a personificação do jeitinho brasileiro de se dar bem e de tirar vantagem em cima dos outros. Hoje vive às custas da boa vontade de Quinzinho e sua mulher, Clemência. Apesar da idade avançada e de todos os erros do passado, ele não aprendeu nada e continua dando golpes nas pessoas.

Germana (Vivianne Pasmanter):

Germana (Vivianne Pasmanter) de Nos Tempos do Imperador (Divulgação/Globo)

Septuagenária, caduca, esposa de Licurgo. Ambos continuam aprontando pequenos golpes para tirar vantagem sobre os outros. Eles dois vão infernizar o dia a dia de Quinzinho e Clemência no Cassino Perequeté nesta vida e talvez em outras..

Pilar (Gabriela Medvedovski):

Pilar (Gabriela Medvedovski) de Nos Tempos do Imperador (Divulgação/Globo)

Voluntariosa, determinada, Pilar tem um sonho: ser médica, numa época em que as mulheres não podiam estudar medicina no Brasil. Para realizar este sonho, foge de casa, abandona um casamento arranjado pelo pai e, no caminho, conhece e salva a vida de Jorge, que virá a ser o grande amor de sua vida. Pilar não mede esforços para conseguir o que quer. Torna-se grande amiga de Luísa, a Condessa de Barral e através dela conhece os Imperadores do Brasil.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio