Entrevista

Bernardo de Assis fala da importância de se ter atores trans na dramaturgia: “Abertura de portas”

"Corpos trans estão sempre em vulnerabilidade", declara o intérprete de Catatau na novela das 19h que volta no dia 22

Publicado em 04/03/2021

Bernardo de Assis, que interpreta o motoboy Catatau em Salve-se Quem Puder, falou à coluna sobre a importância de se ter atores trans na dramaturgia brasileira.

“Catatau é meu primeiro personagem na TV aberta, mas já interpretei personagens trans em outras produções e todas elas foram fundamentais para que eu o encontrasse. Estar em uma novela em rede nacional faz com que corpos trans sejam vistos e naturalizados na TV. É uma abertura de portas muito relevante”, pondera o ator, que se diz realizado após a transição.

“Foi um divisor de águas, um marco na minha vida. Se escuta muito, no imaginário de transição, sobre algo que falta nas pessoas trans. Mas eu costumo dizer que o meu quebra-cabeças sempre esteve completo. Todas as peças estavam ali, só que bem embaralhadas e confusas. E, ao me entender enquanto trans homem, as peças se alinharam e fizeram sentido. Eu sempre fui eu. Mas agora, muito mais feliz!”, relata Bernardo, que não teve apoio de sua família durante essa transição. 

O Brasil é o país que lidera o ranking mundial de assassinatos de transexuais. Diante desse cenário, o ator teme por sua segurança. “Na maior parte do tempo estou em estado de atenção. A gente nunca sabe o que ou quem encontrará nos espaços. Estou consciente dos privilégios que tenho por ser branco, ter passabilidade e não ser reconhecido enquanto trans imediatamente, então sei que em alguns lugares tenho um acesso um pouco mais seguro. Mas é importante reconhecer que corpos trans estão sempre em vulnerabilidade.

“Justamente por isso a decisão de criminalizar a LGBTfobia é uma grande conquista, já que casos de violência contra pessoas LGBTI+ que chegam na mídia são muitos e ainda assim não retratam a realidade que a gente vive”, relata o ator, que sonho em viver de sua arte.

“Por muito tempo em minha vida eu estive em lugares temporários, me mudando a cada trabalho. Por isso, gostaria de ter um espaço meu, entender e construir o meu conceito de lar”, finaliza o ator, que terminará a trama de Daniel Ortiz ao lado de Renatinha (Juliana Alves).

Salve-se Quem Puder deve voltar ao ar no próximo dia 22 de março, após o término de Haja Coração, também de Ortiz, em sua ‘edição especial’. Os 54 capítulos exibidos entre janeiro e março de 2020 serão reapresentados antes que outros 53 inéditos, gravados durante a pandemia, sejam levados ao ar.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade