Saiba quanto ganha um figurante de novela

Vários atores consagrados na TV começaram suas carreiras fazendo figuração

Publicado em 6/8/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Os figurantes de novelas, filmes, séries e outras produções do gênero têm como objetivo dar mais veracidade a cena, preencher um espaço e tornar uma cena de novela ou filme mais real, fazendo com que o telespectador se convença daquilo que está assistindo.

Engana-se quem pensa que a vida de um figurante é fácil, conversamos com alguns deles que atuam na área há mais de 10 anos, trabalhando em novelas da Globo, SBT e Record TV, além de atuar em programas de TV. Segundo os profissionais ouvidos, o glamour da TV passa longe da rotina de um figurante. Os cachês são extremamente baixos, a carga horária gira em torno de 12 horas, porém caso a gravação acabe antes são liberados, se passar das 12 horas ganham um adicional, mas as fontes ouvidas revelaram que raramente isso acontece.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Os figurantes ouvidos pela coluna contaram que o cachê de uma diária de gravação em novela gira em torno de 50 reais, esse é o valor líquido que o profissional recebe, porém a agência de figurantes fica com 30% do cachê, ”As novelas do SBT pagavam antes da pandemia esse valor”, contou a fonte. As produções da Globo costumam pagar o mesmo valor, porém no SBT o pagamento é feito à vista, logo após a gravação, já na Globo o pagamento é feito 30 dias após o trabalho realizado.

Já o cachê de filmes pode chegar até 100 reais, o de publicidade, no caso comerciais de TV, os valores podem variar, podendo chegar até 500 reais em média, o valor pago varia de acordo com a verba que cada produção tem para investir e a importância do figurante na cena, se aparecer mais o cachê é maior, porém não existe um valor fixo.

Os figurantes ouvidos contam que na hora de alimentação os atores e a equipe de produção se alimentam primeiro, só depois é a vez da figuração, os motivos alegados pelas produções é que os atores precisam almoçar e se preparar para a cena e a equipe tem muito trabalho a ser feito: ”Muitas vezes chegamos a passar fome, porque eles nos dão apenas uma refeição por dia e ficamos no local da gravação 12 horas, dependendo do local não há como comprar nada”, contou um dos figurantes.

Com a pandemia, muitos chegaram a passar dificuldades financeiras, afirmaram que não dá para sobreviver com o cachê de figurante, pois não é todo dia que são chamados para as gravações, tem que ter uma outra fonte de renda. Muitos acabaram abandonando a profissão, já que algumas produções pedem para ser feito o teste de Covid-19 um dia antes da gravação e tem que disponibilizar o dia e o transporte para ir até o local e não é custeado pelas produções.

Alguns atores consagrados da TV começaram suas carreiras como figurantes, como foi o caso de Juliana Paes, que foi figurante de Malhação, Adriana Esteves atuou em Vale Tudo, Eduardo Moscovis atuou na novela Top Model.

O caminho para tornar-se um figurante é procurar uma agência especializada na área, que faz o intermédio entre a emissora e o profissional e não é exigido nenhuma formação específica, nem tipo físico para trabalhar, todos os perfis são procurados pelas produções.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio