Rodrigo Alvarez mostra a história do champagne na França

Publicado em 18/06/2024

O Expedições ao Sagrado que vai ao ar nesta terça-feira (18), às 20h30, na TV Aparecida, tem como destino a França. A reportagem de Rodrigo Alvarez vai apresentar a história de São Bernardo e também a origem do champagne.

O programa mostrará a Abadia de Claraval, localizada em Ville-sous-la-Ferté, na França. Foi construída por São Bernardo, que além do trabalho para recuperar as regras da vida monástica estabelecidas por São Bento, foi o grande inspirador da segunda cruzada. Rodrigo vai contar a história da vida desse Santo, que pregava uma vida simples e o desenvolvimento espiritual.

Já na região de Champagne, localizada no nordeste da França, o jornalista vai conversar com especialistas para explicar a origem da conhecida bebida, associada a momentos de celebração no mundo todo. O que nem todo mundo sabe é que tanto a produção de vinhos na região quanto da bebida espumante têm suas origens ligadas a ordens religiosas.

Também em Champagne, Rodrigo Alvarez visitou uma família que guarda séculos de tradição na produção da bebida, conhecida e celebrada no mundo todo, com base nas uvas levadas para a região por São Bernardo.

O Expedições ao Sagrado vai ao ar nas terças-feiras, às 20h30.