SBT

Por que o SBT não consegue emplacar um telejornal no horário do almoço?

Jornalístico comandado por Darlisson Dutra estreou na segunda-feira (10) e não teve os índices de audiência esperado

Publicado em 12/01/2022

Na última segunda-feira (10), a emissora de Silvio Santos estreou mais uma vez o SBT Notícias, que vai ao ar do meio dia até às 14h15, sendo exibido para São Paulo, algumas capitais do país e para as regiões metropolitanas da capital paulista. Essa não é a primeira vez que o SBT tenta emplacar um telejornal no horário do almoço, diversas outras vezes o canal tentou, mas não teve êxito.

Mas a pergunta que fica, por que o SBT não consegue emplacar um telejornal no horário do almoço? Existem vários motivos, um deles é a falta de insistência, ou seja, o canal coloca um programa no ar, vê que não dá a audiência esperada e em poucos dias o jornalístico é tirado do ar.

O telespectador precisa se acostumar que naquele horário existe um telejornal para acompanhá-lo e a emissora não tem paciência para isso, quer o resultado imediato e nem sempre vem na primeira semana. Outro fator é que quando um programa estreia ele não está pronto, precisa ser modificado constantemente. O que dá certo continua e o que não dá tem que ser modificado e se o programa não continua no ar não é possível fazer as alterações necessárias.

Tanto o horário do meio dia quanto o das 18h, que são os horários que o canal já tentou emplacar um programa jornalístico e não deu certo são horários extremamente concorridos e se o programa não tiver um diferencial não vai ter o resultado esperado.

Ao meio dia o SBT Notícias enfrenta concorrentes de peso. Na Globo tem o SP1, o Globo Esporte e o Jornal Hoje, que são programas extremamente tradicionais e que já têm um público fiel. Na Record TV tem o Balanço Geral, que é atualmente um dos programas mais populares da TV e se tornou um formato consagrado e fica constantemente na liderança.

O que falta para o SBT é vestir a camisa e entender que o jornalismo ao vivo é essencial na TV aberta nos dias de hoje e ter paciência, não querer resultado do dia para a noite e se preocupar com o conteúdo dos seu programas jornalísticos, que é a parte essencial.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade