Conheça Neide Diniz, apresentadora do Boletim Ciência do Canal Fiocruz

Jornalista é uma das poucas mulheres negras a comandar um programa na TV

Publicado em 01/11/2021 22:34
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A presença das mulheres e homens negros como âncoras do telejornalismo brasileiro ainda é pequena considerando a proporção dessa população no Brasil. Uma das exceções é a jornalista Neide Diniz, apresentadora, repórter e roteirista do Boletim Ciência, programa sobre o saber científico, tecnologia, inovação e saúde do Canal Saúde da Fiocruz. Para ela, a representatividade é motivo de reflexão que se intensifica no mês da Consciência Negra e deve reverberar em todos os dias.

Para nós, especialmente mulheres negras, visibilidade nem sempre nos torna visível. E é totalmente relevante que nossa existência seja percebida pelo nosso trabalho”, destaca Neide Diniz.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018, apenas 10,4% das mulheres negras com idade entre 25 a 44 anos concluem o ensino superior. Para Neide, a pouca presença de negros em postos de visibilidade na TV encontra paralelo com a baixa presença de mulheres negras na ciência assim como em toda a sociedade.

É verdade que já fomos muito menos, mas ainda precisamos avançar muito em proporcionalidade. E neste sentido, projetos como Meninas e Mulheres na Ciência da Fiocruz tem ajudado a dar mais diversidade no padrão estética vigente do mundo científico.”, enfatiza a apresentadora.

O Boletim Ciência está no ar com a missão de aproximar ciência e público, além de agir no combate à desinformação gerada por fake news. Para Neide, a ciência é essencial ao enfrentamento da Covid 19.

A ciência faz parte do nosso cotidiano, mesmo que a gente não se dê conta. Sem ciência respostas sobre quem somos, de onde viemos e para onde vamos ficam no obscurantismo. Defender a ciência é defender a vida, essencialmente em tempos de pandemia”, destaca Neide.

O Boletim Ciência pode ser acompanhado ao vivo, às segundas, quartas e sextas, às 15h, pelo canal do Youtube do Canal Saúde na Internet. E às 19h30, a edição é exibida na TV no canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e no canal 1.4 em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil e em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085), pelo site ou ainda pelo aplicativo da emissora, disponível para dispositivos móveis.

Neide Diniz é jornalista, pós-graduada em Relações Internacionais, roteirista, mestre de cerimônias, produtora de audiovisual e eventos. Iniciou a carreira em assessoria de imprensa, depois seguiu para jornal impresso e revista. Trabalhou como repórter na TV Câmara de Duque de Caxias, TV Brasil e SBT Rio. Foi apresentadora do Cutne na TV, da websérie Poderosas que transformam e do Papo Carioca, da Prefeitura do Rio de Janeiro. Entre apresentação e roteiro foram sete anos à frente da Vídeo Saúde. Outro destaque é o roteiro e apresentação do Re-Conhecer, programa dedicado à herança africana. Em 2019, começou como repórter do Canal Saúde, no ano seguinte assumiu a apresentação do Boletim Corona e, atualmente, do Boletim Ciência.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio