Novela

Ator de Xica da Silva, Deo Garcez revela segredos e curiosidades dos bastidores da novela

Walcyr Carrasco escreveu a trama da Rede Manchete usando um pseudônimo

Publicado em 28/08/2021

Deo Garcez é um dos grandes nomes do teatro e da TV, atuou em novelas de grande sucesso como, Xica da Silva, O Cravo e a Rosa, Carrossel, o Outro Lado do Paraíso e seu último trabalho na TV foi em Salve-se Quem Puder, a última novela das sete da Globo que foi finalizada durante a pandemia.

O primeiro trabalho do ator na TV foi em um episódio do extinto Você Decide, em 1994 fez uma participação em Quatro Por Quatro, mas a novela que teve um personagem de grande destaque foi em Xica da Silva, exibida entre 1996 a 1997 pela Rede Manchete, na trama viveu o Mucamo Paulo, que foi ganhando cada vez mais destaque na história e conta que para viver o personagem não foi fácil, passou por testes e disputou a vaga com 150 atores.

O ator revelou com exclusividade que o clima nos bastidores da novela era de muita apreensão e curiosidade, o motivo é que a trama tinha um autor misterioso, na verdade Walcyr Carrasco escreveu a história, mas como era contratado no SBT na época seu nome não podia aparecer, assim usou um pseudônimo de Adamo Angel e não aparecia, sendo assim todos queriam saber quem era o autor de Xica da Silva.

Conta que o ritmo das gravações era intenso, chegavam a trabalhar 17 horas por dia, tudo era muito cansativo, porém muito divertido e relatou que vivia rindo à toa de tanta felicidade que era em fazer a novela. Nomes como Giovanna Antonelli e Taís Araújo fizeram a trama, na época eram atrizes iniciantes e praticamente desconhecidas, Deo Garcez elogiou as atrizes novatas e disse que já era notável perceber que tinham um longo caminho na TV, já que eram muito talentosas.

Sua última novela na Rede Manchete foi Mandacaru, que interpretou o cangaceiro Godê e relata que viveu um dos piores momentos de sua vida profissional, durante as gravações caiu do cavalo, quebrou o braço e passou por uma cirurgia e não via a hora de voltar as gravações, 15 dias depois conseguiu retornar, porém o personagem com o braço enfaixado, mas o detalhe acabou sendo justificado pelo personagem.

Mandacaru encerrou em agosto de 1998, no ano seguinte a Rede Manchete faliu, diversos funcionários não tiveram seus salários e direitos trabalhistas pagos, muitos deles entraram na justiça, mas Deo Garcez não passou por esse problema, seu personagem em Mandacaru morre antes da novela acabar e a emissora rescindiu o contrato com o ator e tudo foi pago.

Atuou em 3 produções de Walcyr Carrasco, Xica da Silva, O Cravo e a Rosa e O Outro Lado do Paraíso e se diz honrado em trabalhar em várias novelas do autor, que considera um dos melhores da dramaturgia.

Durante todo o ano passado que tivemos o período mais crítico de pandemia, aproveitou para estudar, fazer diversas lives e como a maioria dos brasileiros teve que se reinventar e passou a fazer teatro online, uma forma de driblar as dificuldades impostas pela pandemia.

Atualmente pode ser visto em 2 reprises de novelas, está no ar na Record TV em Prova de Amor, em Carrossel que está no catálogo da Netflix e vai entrar no ar na novela Nos Tempos do Imperador, na trama viverá o abolicionista Luiz Gama, o ator interpreta o mesmo personagem no teatro.

Veja o vídeo e confira a entrevista na íntegra:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade