TV por assinatura

Na América Latina, Ibope dos canais pagos cresce durante a pandemia; saiba mais

Em vários países da América Latina, a audiência dos canais pagos cresceu mais de 30%

Publicado em 14/04/2020

Ao longo do mês de março, diversos países em todo o mundo puseram em prática o isolamento social, para conter a transmissão em massa do novo Coronavírus, causador da Covid-19. Devem ficar em casa todos os que puderem, aqueles cujas profissões não sejam consideradas essenciais.

Com mais gente em casa, natural que a televisão seja ainda mais assistida do que já é. Não apenas os canais abertos como também os pagos verificaram mudanças em seus números. Especialmente a TV Globo, no caso dos primeiros.

Todavia, a TV por assinatura também registrou significativo aumento de telespectadores, no Brasil e em outros países da América Latina. É o que apontam dados obtidos pela reportagem, aferidos pela Kantar Ibope Media.

Em todos os países analisados, registrou-se um aumento constante da audiência televisiva durante o mês de março, coincidindo com o avanço da pandemia e com o aumento das medidas restritivas impostas pelos governos nacionais.

Especificamente no universo de assinantes de TV paga na América Latina, a 13ª semana de 2020 (de 23 a 29 de março) registrou um crescimento de 29% no total de aparelhos ligados, em comparação com a 10ª semana (de 2 a 9 de março).

Dentro do consumo de TV paga, os canais de filmes e séries foram os que obtiveram maior demanda. Contando com um portfólio amplo e variado de canais de filmes e séries, a programadora Turner inclusive teve um aumento em seu share de audiência, chegando a 24% do total da TV Paga na última semana de análise.

TNT, Space, TNT Séries e Warner registraram picos de rating em todos os países analisados. Com efeito, seu conteúdo vai de encontro ao desejo de parcela considerável dos espectadores em isolamento: filmes e séries.

Gráfico da audiência da TV por assinatura na América Latina em março de 2020
Gráfico da audiência da TV por assinatura na América Latina em março de 2020 (Divulgação/Turner)

Veja os números da TV paga em cinco países da América Latina no mês de março

Na Argentina, primeiro país a registrar uma perda humana por conta do COVID-19 e em quarentena obrigatória desde 20 de março, nas 4 semanas analisadas a audiência total de TV paga aumentou 31%. Dentro do conteúdo de TV paga a maior demanda se voltou para os canais de notícias e os de filmes e séries.

No Brasil, país com maior registro de contágios e de perdas humanas por Covid-19, com restrições de aulas, transporte e eventos nos principais centros urbanos, a audiência total da TV paga cresceu 32%.

No Chile, país sob decreto de “estado de exceção por catástrofe” desde 18 de março, a audiência total de TV paga cresceu 23%. Na Colômbia, sob quarentena obrigatória desde 24 de março, a audiência total de TV paga aumentou 41%, marcando o recorde da região.

No México, com menos restrições de circulação que nos outros países e a suspensão das atividades não essenciais desde 30 de março, a audiência total de TV paga aumentou em 22%.

Dado o cenário da América Latina, a Turner tem atendido à crescente demanda da audiência fazendo ajustes nos conteúdos de seus canais, bem como tem acompanhado os anunciantes em seus desafios de comunicação particulares nos tempos de pandemia.

Gráfico da audiência dos canais Turner na América Latina em março de 2020
Gráfico da audiência dos canais Turner na América Latina em março de 2020 (Divulgação/Turner)

Mas não só a Turner tem motivos para comemorar. Reforçando a relevância que o conteúdo de TV por assinatura vem mostrando neste período de isolamento social, de 16 de março a 5 de abril o portfólio Discovery aumentou em 17% sua audiência.

Além disso, o grupo registrou seu maior consumo durante todas as faixas horárias ao longo do dia: aumento de 20% durante o dia, 12% no horário nobre e 15% na madrugada.

A semana de 30 de março a 5 de abril foi a de maior audiência do portfólio desde 2017, entre total indivíduos, total do dia. Nesta mesma semana o Discovery Home & Health e o Animal Planet bateram seu recorde histórico de audiência também entre total de espectadores atingidos num único dia.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade