Ao longo do mês de março, diversos países em todo o mundo puseram em prática o isolamento social, para conter a transmissão em massa do novo Coronavírus, causador da Covid-19. Devem ficar em casa todos os que puderem, aqueles cujas profissões não sejam consideradas essenciais.
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Com mais gente em casa, natural que a televisão seja ainda mais assistida do que já é. Não apenas os canais abertos como também os pagos verificaram mudanças em seus números. Especialmente a TV Globo, no caso dos primeiros.
Todavia, a TV por assinatura também registrou significativo aumento de telespectadores, no Brasil e em outros países da América Latina. É o que apontam dados obtidos pela reportagem, aferidos pela Kantar Ibope Media.
Em todos os países analisados, registrou-se um aumento constante da audiência televisiva durante o mês de março, coincidindo com o avanço da pandemia e com o aumento das medidas restritivas impostas pelos governos nacionais.
Especificamente no universo de assinantes de TV paga na América Latina, a 13ª semana de 2020 (de 23 a 29 de março) registrou um crescimento de 29% no total de aparelhos ligados, em comparação com a 10ª semana (de 2 a 9 de março).
Dentro do consumo de TV paga, os canais de filmes e séries foram os que obtiveram maior demanda. Contando com um portfólio amplo e variado de canais de filmes e séries, a programadora Turner inclusive teve um aumento em seu share de audiência, chegando a 24% do total da TV Paga na última semana de análise.
TNT, Space, TNT Séries e Warner registraram picos de rating em todos os países analisados. Com efeito, seu conteúdo vai de encontro ao desejo de parcela considerável dos espectadores em isolamento: filmes e séries.
Veja os números da TV paga em cinco países da América Latina no mês de março
Na Argentina, primeiro país a registrar uma perda humana por conta do COVID-19 e em quarentena obrigatória desde 20 de março, nas 4 semanas analisadas a audiência total de TV paga aumentou 31%. Dentro do conteúdo de TV paga a maior demanda se voltou para os canais de notícias e os de filmes e séries.
No Brasil, país com maior registro de contágios e de perdas humanas por Covid-19, com restrições de aulas, transporte e eventos nos principais centros urbanos, a audiência total da TV paga cresceu 32%.
No Chile, país sob decreto de “estado de exceção por catástrofe” desde 18 de março, a audiência total de TV paga cresceu 23%. Na Colômbia, sob quarentena obrigatória desde 24 de março, a audiência total de TV paga aumentou 41%, marcando o recorde da região.
No México, com menos restrições de circulação que nos outros países e a suspensão das atividades não essenciais desde 30 de março, a audiência total de TV paga aumentou em 22%.
Dado o cenário da América Latina, a Turner tem atendido à crescente demanda da audiência fazendo ajustes nos conteúdos de seus canais, bem como tem acompanhado os anunciantes em seus desafios de comunicação particulares nos tempos de pandemia.
Mas não só a Turner tem motivos para comemorar. Reforçando a relevância que o conteúdo de TV por assinatura vem mostrando neste período de isolamento social, de 16 de março a 5 de abril o portfólio Discovery aumentou em 17% sua audiência.
Além disso, o grupo registrou seu maior consumo durante todas as faixas horárias ao longo do dia: aumento de 20% durante o dia, 12% no horário nobre e 15% na madrugada.
A semana de 30 de março a 5 de abril foi a de maior audiência do portfólio desde 2017, entre total indivíduos, total do dia. Nesta mesma semana o Discovery Home & Health e o Animal Planet bateram seu recorde histórico de audiência também entre total de espectadores atingidos num único dia.