Levantou poeira

GloboNews massacra CNN Brasil na audiência, com plantão da explosão no Líbano

Emissora da Avenida Paulista não incomoda canal carioca

Publicado em 12/08/2020

Quando acontece um fato de grande repercussão nacional e/ou internacional, é natural que o telespectador busque os plantões de jornalismo para acompanhar cada detalhe. Neste contexto, os canais de notícias, com suas coberturas longas e repletas de análises, entrevistas e até mesmo repórter in loco, chamam a atenção.

Na terça-feira (4), com o noticiário mundial voltado para a chocante explosão em Beirute, no Líbano, as emissoras do segmento no Brasil modificaram a grade de programação para realização de uma cobertura contínua, que começou por volta do meio-dia e terminou de madrugada.

A competição pela notícia quente, exclusiva e imagens inéditas esquentaram as redações de GloboNews e CNN Brasil, que levou a pior e não foi tão considerada pelo telespectador quanto a emissora do Grupo Globo. De acordo com dados do Ibope Kantar Media, a rede carioca se destacou no país inteiro.

Visão CNN, da CNN Brasil, na cobertura da explosão no Líbano
Visão CNN da CNN Brasil na cobertura da explosão no Líbano Reprodução

Os números, obtidos com exclusividade pelo Observatório da Televisão, apontam que, no período de cobertura da explosão, a GloboNews alcançou um média de 189 mil telespectadores e ficou em segundo lugar na TV paga no PNT (Painel Nacional de Televisão). Enquanto isso, a CNN Brasil apareceu somente na 17ª posição, com 69 mil telespectadores.

A diferença segue abismal quando se analisa dois importantes mercados para os anunciantes. Na região metropolitana de São Paulo, a GloboNews alcançou 1,083 pontos de média e ficou na vice-liderança de toda a TV paga. Já a CNN Brasil registrou apenas 0,356 pontos de média, menos da metade, e a 14ª colocação.

No Rio de Janeiro, a emissora da Avenida Paulista alcançou uma posição no ranking ainda pior. Apareceu em 22º lugar, com 0,316 pontos de média. A GloboNews também não tomou conhecimento da rival e atingiu a 2ª posição em toda a TV paga, com uma audiência média de 1,184 pontos.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade