Esquadrão da Moda faz aniversário de 10 anos no SBT na vice-liderança

Publicado há 2 anos
Por João Paulo Reis
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No ar desde 2009 no SBT, o Esquadrão da Moda é um reality show que ensina as participantes e telespectadoras a entenderem o que vestir. E, principalmente, o que não usar. E os responsáveis por isso são Isabella Fiorentino e Arlindo Grund, que já atenderam cerca de 400 mulheres no programa. Os dois formam uma dupla de especialistas em moda que têm a dura missão de ensinar as “vítimas” como se vestir bem. Com estilo e principalmente valorizar a autoestima da mulher. 

“O grande diferencial do programa é que a gente não fala só de moda. A gente fala de transformação, sobre resgate da autoestima. Nós temos essa fórmula de enaltecer a mulher”, pontua Isabella. Já Arlindo comemora os 10 anos do programa afirmando que a mulher tem que estar no lugar que ela merece. “A gente procura enaltecer a mulher, colocá-la no pedestal e no lugar em que ela merece. Às vezes, elas chegam aqui destruídas internamente. A roupa reflete a situação da mulher”, completa o apresentador.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No ar aos sábados, o programa vem conquistando um público fiel. Em fevereiro de 2019, o programa ficou na vice-liderança absoluta com 7,9 pontos contra 6,6 da terceira colocada. No decorrer dos anos, o programa teve uma participação crescente de 10% para 13,1%. Desde sua estreia, o programa alcançou 5,9 milhões de pessoas. E este ano, 2019, está com a melhor audiência desde a estreia, em 2009.*

Dinâmica do programa

A exemplo do que acontece em suas outras versões fora do Brasil – com formato original da BBC, chamado What not to Wear -, no Esquadrão da Moda do SBT, mulheres consideradas sem estilo ou que simplesmente se vestem de forma inadequada são indicadas por amigos e familiares para participar do programa. Sem que as participantes saibam, elas são filmadas com câmeras escondidas por duas semanas.

O próximo passo é a abordagem à vítima, sempre feita de forma inusitada pelos apresentadores. Nela, as mulheres são informadas que estão no programa. Assim, vítima, amigos, familiares e o Brasil inteiro assistem aos flagras feitos com a câmera escondida. E claro, acompanhada dos comentários implacáveis de Arlindo e Isabella. O grande temido do programa, o espelho 360°, faz a vítima confrontar seus piores pesadelos, mas, por outro lado, aprende a se enxergar sob um novo olhar, além de aprender por meio de regras fáceis a ter estilo e estar na moda.

“Embora saibamos que estar na moda nem sempre é uma opção para as mulheres, procuramos mexer com aspectos da autoestima das participantes. Fazê-las se sentirem mais belas traz um efeito muito positivo na vida dessas mulheres”, revela o diretor da atração Johnny Martins. Após essa traumática experiência, a participante enfrenta a maior aventura de sua vida: gastar 10 mil reais em roupas! Claro que sempre de acordo com as dicas de moda de nossos especialistas.

Mudança de dentro para fora

Ao final de dois dias de compras, a escolhida ganha uma mudança radical em seu visual sob a responsabilidade do cabeleireiro renomado Rodrigo Cintra e da maquiadora Vanessa Rozan. Eles darão um toque final na transformação das participantes. Nesses 10 anos, o Esquadrão trouxe participantes que encantaram o público. Se emocionaram e saíram do programa com looks incríveis e cada vez mais felizes com seus novos visuais.

“Mexemos com algo muito poderoso e procuramos trazer sempre bandeiras positivas que elas possam levar para suas vidas após o programa terminar. Abordamos questões como consumo consciente, reciclagem, adequação em ambiente profissional e outros temas importantes. Temas que podem fazer a diferença na vida de muitas mulheres. Não é só moda! Procuramos entregar um programa leve e descomplicado para quem fica em casa no sábado à noite”, diz Johnny Martins, diretor do Esquadrão desde 2015.

Sucesso no Digital

No YouTube, o canal do Esquadrão da Moda, em fevereiro, fechou com 537.328 inscritos. E no acumulado (2015 – Fev-19), obteve 106.395.840 de visualizações. Já no Instagram oficial do programa, em fevereiro de 2019, contou com 1.711.715 seguidores. E no Facebook, fecha o mês de fevereiro com 4.735.464 curtidas.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais