As Aventuras de Poliana completa um ano de exibição na tela do SBT nesta quinta-feira (16), com a veiculação do capítulo inédito 262. Nesse período, a trama infantil escrita por Iris Abravanel obteve excelentes índices de audiência, consolidando-se na vice-liderança absoluta na praça São Paulo.
Veja também:
A média da novela é de 12,9 pontos durante a faixa horária das 20h30, alcançando mais de 15 milhões de telespectadores. Até o dia 15 de maio, com 261 capítulos no ar, As Aventuras de Poliana esteve na vice-liderança 253 vezes, ou seja, em 97% de suas exibições.
No mesmo período, apresentou uma média de 36% a mais de audiência sobre a terceira colocada, segundo dados da Kantar IBOPE Media. O capítulo passado foi marcado pela morte de Ciro, que comoveu os fãs do folhetim. O rapaz morreu em um acidente dentro da própria casa.
Vale destacar que o rumo do personagem foi bastante criticado por seu interprete, o ator Nando Cunha. O profissional não teve seu contrato renovado pelo SBT e detonou a produção e narrativa criada pela autora. “Conservadorismo é o pensamento do SBT, do Silvio Santos e do presidente [Jair Bolsonaro], que é amigo dele”, disparou Nando em entrevista.
Apesar da polêmica nos bastidores, no mês de abril, a telenovela manteve-se na 2ª colocação no ranking de audiência entre os programas da emissora. Poliana ficou atrás apenas do Programa Silvio Santos.
Confira outros dados referentes a audiência da novela em São Paulo:
- No comparativo dos meses de maio com abril de 2019, As Aventuras de Poliana está crescendo 4%, enquanto a Record TV, terceira colocada, está caindo 26%;
- O tempo assistido da novela está sendo em média 00:37:16 no mês de maio de 2019. E está crescendo 7% no comparativo de maio com abril de 2019, enquanto a Record TV está caindo 5% na faixa horária;
- Desde a estreia até 15 de maio de 2019, a trama alcançou 15,1 milhões de telespectadores e 6,3 milhões de domicílios;
Sucesso além da televisão
Com uma extensa gama de produtos licenciados, As Aventuras de Poliana também vem apresentando ótimo desempenho comercial. As parcerias, com mais de 20 empresas, incluem: produtos alimentícios; decoração; calçados; brinquedos; álbum de figurinhas; linha para festas; fantasias; livro; revistas de atividades; itens escolares; acessórios; perfumes. Além da trilha sonora oficial da novela no formato de CD e DVD, lançada em parceria com a Building Records em novembro de 2018.
Poliana também é sucesso na internet. Com mais de 2.2 milhões de seguidores no Instagram, a novela é um dos destaques dentre as redes sociais do SBT. No YouTube, o seu canal oficial está entre os TOP 3 mais visualizados dos canais da emissora. Os perfis oficiais da novela nos principais canais de interação (YouTube, Instagram, Facebook e Twitter) somam juntos mais de 7 milhões de seguidores.
Outra iniciativa de integração entre os telespectadores e internautas, foi a criação do canal Luca Tuber. Na trama, o personagem representado por João Guilherme é um famoso YouTuber, que fala sobre temas atuais de sua vida e os postam em seu canal, que existe na vida real. A ação multiplataforma foi um sucesso, e o canal Luca Tuber conta com mais de 700 mil inscritos.
Confira a relação das redes sociais de As Aventuras de Polianae do Luca Tuber:
Canais de As Aventuras de Poliana:
Youtube – Canal As Aventuras de Poliana
- Mais de 4,7 milhões de inscritos
Instagram – @AsAventurasdePoliana
- Mais de 2,2 milhões de seguidores
Facebook – As Aventuras de Poliana
- Mais de 348 mil curtidas e seguidores
Twitter – @Sbt_Poliana
- Mais de 18,5 mil seguidores
Canais do Luca Tuber:
Youtube – Canal Luca Tuber
- Mais de 700 mil inscritos
Instagram – @LucaTuberVlog
- Mais de 248 mil seguidores
Facebook – Luca Tuber
- Mais de 9 mil curtidas e seguidores
Twitter – @LucaTuber
- Mais de 2 mil seguidores
Fonte: Redes Sociais e Youtube Analytics – Mai/18 a Abr/19.