Sucesso

A Escrava Isaura termina em alta em todo o Brasil e Escrava Mãe estreia bem

Dobradinha de novelas da Record TV apresentou ótimo desempenho

Publicado em 24/08/2020

O último capítulo de A Escrava Isaura, exibido na última terça-feira (18), garantiu boa audiência para a Record TV em todo o Brasil. Segundo dados divulgados pela emissora, a trama alcançou dois dígitos e a liderança isolada em Salvador, Belo Horizonte e Goiânia. Também ficou em primeiro lugar em Recife. Em São Paulo e Rio de Janeiro, bateu recordes e cravou a vice-liderança absoluta.

Escrita por Tiago Santiago e com direção-geral de Herval Rossano, a novela foi ao ar das 15h16 às 15h53 e revelou Malvina (Maria Ribeiro) como a assassina de Leôncio (Leopoldo Pacheco). Da estreia ao fim, na praça paulista, superou a exibição de 2007, também vespertina.

A sucessora, Escrava Mãe, estreou na liderança absoluta em Salvador e Belo Horizonte. Com autoria de Gustavo Reiz e direção-geral de Ivan Zettel, a trama foi ao ar no mesmo dia 18 e em horário especial, das 15h53 às 16h20. Mostrou a origem da protagonista Juliana (Gabriela Moreyra) e seu encontro com Miguel (Pedro Carvalho).

Na praça baiana, a audiência do desfecho de A Escrava Isaura atingiu os 21 pontos de média, com share de 42%, garantindo a liderança isolada. Logo na sequência, com o capítulo de estreia, a sucessora Escrava Mãe obteve 17 pontos de média e 35% de share, mantendo-se na liderança isolada.

Já na capital mineira, A Escrava Isaura atingiu 15 pontos de média e 35% de share, também liderando no horário. A estreia de Escrava Mãe também garantiu a liderança, ao marcar 12 pontos de média e 26% de share.

Ao registrar 12 pontos de média e 27% de share, Goiânia bateu recorde de audiência e também garantiu a primeira posição absoluta para A Escrava Isaura. Já Escrava Mãe cravou a vice-liderança isolada com 9 pontos de média e 21% de share.

Na praça pernambucana, A Escrava Isaura garantiu o primeiro lugar com 10 pontos de média e 22% de share. Escrava Mãe entrou no ar com média de 8 pontos e share de 17%, assegurando a vice-liderança isolada.

Em São Paulo, o episódio final de A Escrava Isaura bateu o recorde da própria trama desde a estreia, em 07 de outubro, e da sua faixa de exibição. Vice-líder isolado, o final marcou 11,1 pontos na praça paulista. É também a maior audiência da capital registrada na primeira faixa de novela da tarde, desde que a emissora passou a exibir folhetins nesse horário, com Prova de Amor (2015).

Ainda sobre o último capítulo, a trama superou o índice alcançado pela sua antecessora, até então líder nesse item: em 15/10, Bela, a Feia registrou 9,3 pontos de média com seu término (16% a menos que A Escrava Isaura). O pico, na terça, chegou a 12 pontos; o share, a 20%.

A exibição completa (2019/2020) da novela, ainda, superou a média da versão de 2007, também levada ao ar no período da tarde: fez, agora, 7 pontos na média total, enquanto a edição anterior fez 5 pontos, dois a menos. Já o lançamento de Escrava Mãe conquistou 8,7 pontos de média, 12 pontos de pico e 15% de share, também firmando-se na vice-liderança isolada.

A audiência supera a estreia de A Escrava Isaura, sua antecessora, que havia fechado em 7,9 pontos de média em 07/10. Na primeira faixa de novelas vespertinas da Record TV, é a melhor estreia registrada desde 2017.

No Rio de Janeiro, o desfecho de A Escrava Isaura também bateu recorde de audiência desde a estreia. Conquistou, ainda, o segundo melhor share do período: 23%. A média do último capítulo ficou em 11,3 pontos, índice que supera o registrado pelo fim da antecessora: em 15/10, na praça fluminense, a trama de Bela, a Feia se despedia com 11,1 pontos de média (até então recorde entre os desfechos da faixa).

O pico de A Escrava Isaura ficou em 12 pontos. Foi vice-líder isolada, mas encostada na liderança (que obteve 11,5 pontos de média). Já o lançamento de Escrava Mãe marcou 9,3 pontos de média, 11 pontos de pico e 18% de share. A audiência supera a estreia de sua antecessora, que em 07/10 obteve 7,3 pontos de média. A nova trama também registrou a melhor média de estreia nesta faixa de novelas vespertinas da Record TV desde 2016.

No PNT (Painel Nacional de Televisão), o término da novela de sucesso da Record TV obteve mais que o dobro da audiência do SBT, firmando-se no segundo lugar absoluto. O mesmo ocorreu com sua sucessora. A Escrava Isaura fez 11 contra os 4 pontos de média da terceira colocada, ficando ainda com 21% de share. Ainda no Mercado Nacional, Escrava Mãe estreou com 9 pontos de média contra os 4 pontos da concorrente. Fez 17% de share.

No Distrito Federal, o resultado do desfecho de A Escrava Isaura foi vice-líder isolada ao marcar 8 pontos, com 16% de share. Sua substituta, no mesmo dia, atingiu 5 pontos. O share foi de 11%.

Em Vitória, A Escrava Isaura se despediu, na última terça, com capítulo na vice-liderança absoluta, com 8 pontos de média e 19% de share. A atração substituta fechou 8 pontos de média. O share ficou em 18%.

Em Belém, A Escrava Isaura garantiu a vice-liderança isolada com 10 pontos de média e 20% de share. Escrava Mãe fez 9 pontos de média. O share ficou em 18%.

No Sul, o capítulo final de A Escrava Isaura também celebrou a vice-liderança isolada. Em Porto Alegre, o desfecho registrou média de 5 pontos e share de 10%. Já em Curitiba, a média da Record TV no horário da novela ficou em 7 pontos. O share da trama ficou em 13%.

Em Manaus, o final de A Escrava Isaura garantiu a vice-liderança isolada do horário com 5 pontos de média e 10% de share. Escrava Mãe anotou 4 pontos, também vice-líder no horário.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade