Curiosidades

Quem são as atrizes que interpretaram Rainha Elizabeth II em The Crown?

Descobrindo um pouco do trio de atrizes que encarnaram a monarca mais popular do último século.

Publicado em 09/09/2022

Faltando apenas dois meses para a estreia da quinta temporada de The Crown na Netflix, recebemos a notícia do falecimento da Rainha Elizabeth II, que reinou por 70 anos e 214 dias, naquele que foi o mais longo reinado de qualquer monarca britânico e o segundo mais longo registrado de qualquer monarca de um país soberano.

Devido a morte da maior representante do Reino Unido, provavelmente irão pausar as gravações da produção em luto e respeito.

Estamos testemunhando homenagens de todo o tipo pelo mundo todo. Pessoas que de alguma maneira se apegaram à imagem da figura real mais conhecida dos últimos tempos. Lembrando que alguma parte desta recente fixação entre as pessoas com a Rainha Elizabeth II se deu pelo sucesso estrondoso da série The Crown, que misturou realidade e ficção enquanto discorria sobre alguns causos envolvendo a Coroa e a Família Real.

Durante suas quatro temporadas – já disponíveis para os assinantes da plataforma Netflix – analisamos duas interpretações diferentes da Rainha Elizabeth II. Sendo que uma terceira versão chegará em novembro deste ano.

Portanto, vamos aproveitar para conhecer um pouco mais das atrizes que encarnaram a chefe da Família Real e de todo o Reino Unido:

Claire Foy

Claire Elizabeth Foy (nascida em 16 de abril de 1984) é uma atriz britânica. Ela estudou drama na Universidade John Moores de Liverpool e na Escola de Drama de Oxford, depois fez sua estreia nas telas no episódio piloto da série de comédia sobrenatural Being Human (2008). Após sua estreia profissional no Royal National Theatre, ela interpretou o papel-título na minissérie da BBC One Little Dorrit (2008), enquanto estreava nas telas de cinema com o drama de fantasia histórica Caça às Bruxas (2011). Após papéis principais nas séries de televisão The Promise (2011) e Crossbones (2014), a atriz de 38 anos de idade ganhou elogios por interpretar a malfadada Rainha Ana Bolena na minissérie da BBC Wolf Hall (2015), recebendo uma indicação ao BAFTA de Melhor Atriz.

Foy ganhou destaque global pela sua interpretação da jovem Rainha Elizabeth II nas duas primeiras temporadas da série da Netflix The Crown, pela qual ganhou o Primetime Emmy Award de Melhor Atriz em Série Dramática.

Em 2018, ela estrelou o thriller psicológico Distúrbio de Steven Soderbergh, depois assumiu o papel de Lisbeth Salander em Millennium: A Garota na Teia de Aranha, também interpretou Janet Shearon, esposa do astronauta Neil Armstrong na cinebiografia de Damien Chazelle, O Primeiro Homem. Por este último papel, ela recebeu uma indicação ao Globo de Ouro e ao Prêmio BAFTA de Melhor Atriz Coadjuvante.

Recentemente, tivemos a chance de ver ela como Margaret Campbell, Duquesa de Argyll na série da Amazon Prime Video A Very British Scandal.

Olivia Colman

Sarah Caroline Sinclair (nascida em 30 de janeiro de 1974), conhecida profissionalmente como Olivia Colman, é uma atriz inglesa conhecida por papéis cômicos e dramáticos no cinema e na televisão.

Formada pela Escola de Teatro Bristol Old Vic, Colman fez sua descoberta no seriado Peep Show do Channel 4 (2003-2015). Seus outros papéis cômicos na televisão incluem: Green Wing (2004–2006), That Mitchell and Webb Look (2006–2008), Beautiful People (2008–2009), O Reverendo (2010–2014), Flowers (2016–2018) e Fleabag (2016-2019).

Colman recebeu o Prêmio BAFTA de Melhor Performance Feminina de Comédia por Twenty Twelve (2011–2012) e Melhor Atriz Coadjuvante pelo seriado criminal Accused (2012).

Ela ganhou elogios por sua atuação na série de drama criminal Broadchurch (2013-2017), que lhe rendeu um BAFTA de Melhor Atriz. Ela também apareceu na minissérie de suspense da BBC One The Night Manager (2016), pela qual ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante – Série, Minissérie ou Filme para Televisão.

Depois ela interpretou a Rainha Elizabeth II na série dramática da Netflix, The Crown, pela qual ganhou o Globo de Ouro e o Primetime Emmy de Melhor Atriz em Série Dramática.

Por sua interpretação de Anne, Rainha da Grã-Bretanha no filme de comédia sombria A Favorita (2018), Colman ganhou o Oscar de Melhor Atriz. Ela também ganhou indicações adicionais ao Oscar por suas atuações nos filmes Meu Pai (2020) e A Filha Perdida (2021). Outros créditos cinematográficos notáveis, ​​incluem: Chumbo Grosso (2007), A Dama de Ferro (2011), Um Final de Semana em Hyde Park (2012), Locke (2013), O Lagosta (2015), Assassinato no Expresso do Oriente (2017), e A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas (2021).

Imelda Staunton

Imelda Mary Philomena Bernadette Staunton (nascida em 9 de janeiro de 1956) é uma atriz e cantora inglesa. Depois de treinar na Royal Academy of Dramatic Art, Staunton começou sua carreira no teatro em 1976 e apareceu em várias produções dos palcos no Reino Unido.

Staunton se apresentou em uma variedade de peças e musicais em Londres ao longo de sua carreira, ganhando quatro prêmios Laurence Olivier; três de Melhor Atriz em um Musical por seus papéis nos musicais Into the Woods, Sweeney Todd e Gypsy, e um de Melhor Performance em um Papel Coadjuvante em A Chorus of Disapproval e The Corn is Green. Suas outras aparições no palco, incluem: Ópera do Mendigo, O Mágico de Oz, Tio Vânia, Guys and Dolls, Entertaining Mr. Sloane e Good People.

No cinema, Staunton apareceu em vários papéis coadjuvantes, como na comédia Para o Resto de Nossas Vidas e na adaptação de William Shakespeare Muito Barulho por Nada de Kenneth Branagh; a adaptação de Razão e Sensibilidade de Ang Lee; e a comédia romântica Shakespeare Apaixonado.

Ela foi aclamada pela crítica por sua atuação no papel-título de O Segredo de Vera Drake de Mike Leigh, pelo qual ganhou o Prêmio BAFTA de Melhor Atriz e a Copa Volpi do Festival de Cinema de Veneza de Melhor Atriz, além de ser indicada para Melhor Atriz pelo Oscar, Globo de Ouro e o SAG Awards. Mais tarde, ela ganharia um público mais amplo por sua interpretação como Dolores Umbridge na franquia cinematográfica Harry Potter.

Ela continuou com papéis coadjuvantes em Nanny McPhee – A Babá Encantada, e reuniu-se com Mike Leigh mais uma vez em Another Year, e mais recentemente, pode ser vista na continuação cinematográfica de Downton Abbey – O Filme.

Agora, Imelda Staunton interpretará a Rainha Elizabeth II nas duas últimas temporadas de The Crown da Netflix.

Lembrando que a quinta temporada de The Crown estreia em novembro de 2022.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade